segunda-feira, 6 de abril de 2009

Estudar com Eficiência

Para quem acha difícil estudar com qualidade, é importante saber que existem diversas formas para tornar seu estudo mais eficiente.

Planejamento
É importante sempre planejar seu estudo para que você nunca fique sobrecarregado. No estudo, a qualidade é muito mais importante que a quantidade. Por isso, estudar muitas matérias no mesmo dia ou na mesma hora pode confundir e diminuir o aproveitamento. Dividir o estudo das matérias — uma para cada dia da semana, por exemplo — é sempre uma boa estratégia.

Estudar com Técnicas Adequadas
Para que o estudo seja de qualidade, existem técnicas específicas de estudo que podem ser utilizadas.

Mapas Mentais
Mapas mentais são diagramas hierárquicos (em forma de árvore) que contêm as informações essenciais sobre um tema, de forma organizada e sintética. Eles têm a função de ajudar na compreensão e solução de problemas de memorização e aprendizado. É um auxílio para organização de idéias.

Resumos
O resumo é uma forma de ler, entender e sintetizar o que foi lido. Por isso, é importante ler e compreender o assunto. Quando se trata de resumir informações, não bastam sublinhas no livro ou apostila; deve-se sempre passar as notas para o caderno de estudos. Transcrever as partes mais importantes faz com que o conteúdo se fixe na memória do aluno.
O aluno tem de se acostumar à síntese: aprender a “apagar” mentalmente palavras e trechos menos importantes e anotar somente palavras e conceitos fundamentais.

Leitura Ativa
A leitura ativa é uma leitura na qual o indivíduo procura envolver-se com a matéria em uma espécie de diálogo com o autor do livro ou apostila, discutindo fatos e idéias, verificando tabelas, gráficos e figuras — de modo a obter a certeza de que está compreendendo aquilo que está sendo transmitido. A leitura ativa é o tipo mais eficiente de leitura, e exige interesse e motivação.

Criação de Perguntas
Perguntas são imprescindíveis no processo de estudo. A elaboração de perguntas consiste na tentativa do leitor em transformar parágrafos e capítulos em perguntas específicas e, paralelamente, tentar obter as respostas. São perguntas que, por um processo intuitivo, o estudante imagina que o professor provavelmente faria em relação àquele tópico ou assunto. Uma vez definidas, essas perguntas podem ser utilizadas também posteriormente em sala de aula para sanar dúvidas pendentes. Dessa forma, participa-se e envolve-se mais ativamente com o conteúdo a ser assimilado.

Revisão dos Pontos Principais
Se você realmente está determinado a alcançar seu objetivo de aprendizado e ter um estudo eficiente, não pode negligenciar boas revisões periódicas. Dedique-se a revisar o que aprendeu, relendo e reforçando o processo de memorização e, assim aumentando sua confiança em relação ao alcance do objetivo almejado.

Concentração
Antes de iniciar os estudos, é preciso em primeiro lugar limpar a mente para poder concentrar-se no que se deseja fazer. Além disso, ficar em uma posição confortável, relaxar os músculos, fechar brevemente os olhos e respirar profundamente também ajudam na concentração.
Faça uma coisa de cada vez. A preocupação com várias tarefas simultâneas divide a atenção, gera erros e atrapalhações, ocasionando perda de tempo e deficiência no aprendizado — que podem ser decisivas na hora das provas.
Estudo Constante
Organize-se para um estudo diário. Não estude somente em vésperas de provas. Distribuir o seu estudo ao longo do tempo é a melhor estratégia para não sobrecarregar-se.

Saúde
Se a saúde não estiver em dia você dificilmente terá energia suficiente para estudar de forma eficiente. Procure então estar sempre em harmonia com sua saúde. Para isso, é imprescindível adquirir hábitos alimentares saudáveis, assim como praticar exercícios físicos regularmente.

Ambiente Adequado
O local de estudo deve ser limpo, quieto, bem iluminado, arejado e confortável: deve ser um local em que você se sinta bem. A cadeira e a mesa devem ser adequadas ao seu peso e tamanho.
Limpe sua mesa e deixe sobre ela somente o material indispensável para a realização da tarefa imediata. O excesso de cadernos provoca distração e desânimo, além de dificultar a localização daquilo que é necessário para a conclusão da atividade de estudo.
Escolha um lugar para guardar os materiais que serão utilizados em seus estudos, mantendo tudo sempre organizado. Use-os na medida da necessidade e em seguida recoloque-os no lugar devido.

Motivação
A primeira atitude para que um estudante seja bem sucedido é a motivação. Uma pessoa motivada é mais feliz e produtiva. Motivação é a disposição para agir, podendo ser entendida simplesmente como motivos para agir.

Pequenos Intervalos
Planeje seu horário priorizando as disciplinas nas quais esteja mais fraco. Estabeleça um tempo determinado (máximo 1 hora, por exemplo) para cada matéria. Entre uma matéria e outra, é indispensável fazer um intervalo. Aproveite para descansar a mente, tomar água ou alimentar-se.

Cuidado para não estudar muitas horas por dia: depois de um determinado tempo de estudo, seu cérebro já não consegue mais assimilar as matérias com eficiência. O ideal, em muitos casos, é um estudo diário de 4 horas (não se esqueça dos intervalos). O lazer e o convívio com as pessoas que ama são também fundamentais para um bom rendimento. (Simplus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário