domingo, 12 de abril de 2009

Fazer intervalos e pausas durante os estudos é realmente importante?


Estudar sem parar causa cansaço e perda de concentração, diminuindo o rendimento. Assim, depois de um certo período de estudos é importante fazer pequenas pausas. Pesquisas indicam que a partir de 50 minutos de estudos a produtividade começa a cair, sendo necessária uma pausa de 10 a 20 minutos antes de continuar.
Use esses intervalos para descansar, comer alguma coisa, fazer exercícios de relaxamento e alongamento, dar uma volta pela casa, ir ao banheiro, conversar, resolver questões particulares pendentes... Enfim, use esse tempo para fazer tudo aquilo que precisar. Sabendo que possui esse “tempo livre”, você fica mais tranqüilo para evitar sair da mesa a toda hora, evitando interrupções desnecessárias.
Além disso, fazendo esses intervalos você recarrega as baterias e fica pronto para uma nova sessão de estudos, com a cabeça descansada e aberta para receber mais informação. Mas atenção: de pouco adianta só parar de estudar e não fazer nada. Procure, pelo menos, sair do ambiente de estudo e dar uma volta, uma esticada. Do contrário, o intervalo não fará o efeito desejado. (JurisWay).
Experiência própria: Eu uso meus intervalos para dar uma arrumada na casa rsrs assim não só deixo de cumprir com meus estudos como também com os afazeres domésticos, claro. Por exemplo, depois de uns 50 min estudando faço uma paradinha e vou arrumar um quarto, depois volto a estudar e assim vai até adiantar bem as arrumações e concluir os estudos do dia. (Leandro Batista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário