terça-feira, 7 de abril de 2009

Qual o melhor lugar para estudar

Em princípio esse assunto pode parecer bobo, mas dependendo de alguns aspectos do ambiente o nosso rendimento e concentração podem ser afetados, prejudicando sobremaneira o aprendizado.
O primeiro local e com certeza o que nos deixa mais confortável é a nossa casa. Para aqueles que possuem um local designado aos estudos em casa, parte dos problemas já estão resolvidos. Mas, temos que avaliar se esse é realmente o melhor local.
Bom, o interessante é que o local tenha: Uma mesa ampla - o interessante é que a altura da mesa seja compatível com a cadeira e que seja ampla para que você possa ter os livros a mão, nada de ficar levantando toda hora para buscar um ou outro livro, tenha em mente o que você vai estudar e pegue todo o material necessário, principalmente canetas, folhas ou cadernos para anotações. Por exemplo, se vai estudar direito previdenciário, pegue um bom livro texto, a constituição atualizada, a lei 8212/8213, o decreto 3048 e muitas folhas para fazer as anotações. Mesmo que você não vá estudar as leis naquele momento pode surgir alguma dúvida onde seja necessária consulta.
Boa iluminação - mesmo que a luz do ambiente seja forte, na maioria dos casos é conveniente comprar uma luminária, já que os cômodos normalmente possuem apenas uma lâmpada no meio e o seu corpo acaba por diminuir a iluminação sobre o livro. Quanto a questão de lâmpadas fluorescentes ou incandescentes já ouvi de tudo, portanto fique com a que você achar mais adequada para o ambiente.
Uma cadeira confortável e que deixe a sua coluna em posição adequada – imagine como as suas costas irão agradecer. Quando estamos estudando normalmente podemos chegar a ficar 4 a 6 horas sentados, é claro que dando uma levantadinha para esticar, mas mesmo assim, é muito tempo com a “poupança” na cadeira, portanto quanto mais confortável a cadeira, menos as nossas costas e poupança reclamarão.
Nada de ficar com televisão ligada, ou o rádio, já que por mais que se diga que “eu sempre estudei com a televisão ligada, ou ouvindo música”, a concentração nunca é a mesma. Falo isso, porque em casa costumamos estudar com a televisão ligada, aliás, estou escrevendo este artigo enquanto vejo o programa do Jô, mas no caso do estudo para concurso, a sua concentração deve ser total, e se a sua mente ouvi, mesmo que sem querer um assunto na TV, rádio, ou mesmo uma música, que desperte mais a atenção do seu cérebro do que o que você está estudando, o seu aprendizado não será o mesmo, pode ter certeza.
O ideal é que haja silêncio absoluto, até mesmo se os seus filhos, esposa ou familiares estiverem em outro cômodo com televisão, vídeo game, ou mesmo discutindo o porquê das crianças não quererem comer, você terá que avaliar se realmente a sua casa é o melhor local. Às vezes é melhor sair, perder 15 min. de estudo para ir a uma biblioteca, do que ficar em casa, tendo que ouvir, um ou outro brigando, reclamando etc. É claro, que você pode pedir cooperação para que não haja muita bagunça (aliás, depois vamos conversar melhor sobre isso), mas lembre-se que é você quem está estudando, os seus filhos e familiares, não podem ser polidos de todas as suas vontades.
No meu caso, os meus primeiros 6 meses de estudo, foram em casa, tudo calmo, em uma mesa legal, com um edredom nas costas (pois morria de frio quando cheguei em Brasília), mas, logo descobri que teria que acostumar a estudar ouvindo Rock paulera. Mas, não foi por minha vontade, possuía um vizinho que não apenas gostava de ouvir, mas queria que todo o prédio também ouvisse. Como não possuía carro, e nunca gostei de estudar em biblioteca, resolvi me abster do barulho e estudar assim mesmo. Cara que sufoco! Com certeza no início perdi muito tempo de estudo, pois a concentração era mínima, mas, acabei me acostumando, portanto acho que vale a pena tentar. Mas, cuidado, é muito difícil se abster totalmente do barulho, e se você não conseguir o mais aconselhável é procurar um outro local.
Se você costuma beber água e comer durante os estudos, coloque uma garrafinha na sua frente e os prováveis lanchinhos, nada de ficar levantando toda hora.
Procure nunca estudar deitado, mesmo que você tenha costume de ler deitado no sofá, ou mesmo na cama, estes normalmente não são os melhores locais para desenvolver os seus estudos, até porque você não terá apoio para fazer suas anotações (importantíssimas). Além disso, é inevitável dar aquela preguiça. Se estiver cansado de ficar sentado, experimente estudar dando umas voltinhas pelo quarto, aliás, uma boa idéia é fingir que está dando aula para uma turma (é uma boa forma de fixar a matéria e espantar o sono). Mas, se o cansaço for inevitável, vá deitar, ou dar uma caminhada, faça algo que lhe dê prazer e sirva para despertá-lo.
Uma boa idéia e que elimina o problema do barulho geral e estudar de madrugada. Não que você vá virar vampiro e trocar a noite pelo dia, mas às vezes é melhor dormir mais cedo e acordar de madrugada (tipo 3 ou 4 horas) para iniciar os estudos. Outra boa opção, é chegar em casa, dar uma descansada (até mesmo dormir) e acordar na madrugada para estudar). De início você vai achar isso impossível, sentirá sono, mas tudo é uma questão de costume. Quando iniciei os meus estudos para concurso, só conseguia ir até as 23:00, depois disso uma chavezinha desligava na minha cabeça e o aprendizado era zero. Com o tempo percebi que isso é uma questão de costume.
Hoje não por uma questão de vontade, mas até por necessidade, costumo estudar, ou fazer trabalhos durante a madrugada, já que é o único tempo que tenho disponível. É claro, que nem todos os dias tenho a mesma disposição, mas dormir a 1 ou duas da madrugada, virou festa. A única preocupação que você deve ter é de dormir o mínimo possível para poder descansar de verdade. Existem pessoas que necessitam de 8 horas de sono, outras de seis, algumas de três, mas cuidado para não estressar, pois estar com a mente descansada é fundamental para a consolidação do aprendizado.
Mas, não é porque o local Ideal é aquele silencioso que você não possa se acostumar a estudar em outros locais. Por exemplo, se sobrar um tempinho na hora do almoço, sente na sua mesa de trabalho e aproveite os minutinhos para dar uma revisada em alguma matéria, fazer uns exercícios Com o tempo, você aprenderá a esquecer tudo em volta (mesmo os colegas que ficam tentando chamar a sua atenção com alguma piadinha) e os seus 15 minutos serão altamente proveitosos. O mesmo vale para o metrô, ônibus, esteira ou bicicleta na academia e sempre que sobrar um tempinho durante o expediente. ( Vem Concursos )

Dicas: Tenha sempre por perto de seu local de estudos uma garrafinha de água seu lanche e os livros que irá precisar para estudar a devida matéria, não esqueça de papel, borracha e lapis na mão. Bons estudos!!! (Leandro Batista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário