sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dica do Concurseiro Saudável!!!

Hoje a dica é por minha conta.
Venho tentando melhorar muito no meu ritmo de estudos. Para isso mudei radicalmente a minha rotina. Num primeiro momento coloquei em prática a difícil batalha de acordar cedo, sim, pois para mim é muito difícil uma vez que eu estudo de tarde e a noite, chegando em casa somente as 22h30min ou 23h00min, quem vive isso sabe que a briga para levantar as 06h30min ou 07h00min é muito difícil. Bom, a batalha foi vencida, to dormindo bem mais cedo do que o de costume e acordando nesse horário, claro que tem dias que ah o deslize e acabo por levantar as 08h30min ou 09h00min.
Mas a dica é a seguinte, a alimentação da manhã todos sabemos que é a mais importante, mas não é pra se empanturrar de comida, não é quantidade e sim qualidade, uma fruta, umas bolachas com leito, coisa leve, porque senão o desconforto é grande... Antes do almoço pegue uma maçã ou uma fruta parecida, evite as bananas, abacates, frutas que te deixem com sensação de cheio, pois logo, logo vem o almoço e isso vai ser um acumulo de sensação de peso e ai já viu né, o pessoal que pega ônibus pode passar da parada dormindo rsrs.
Se houver tempo, deite pelo menos uma hora após o almoço isso vai te dar mais rendimento nas atividades da tarde, para quem não pode, mas tem uma hora livre, evite ler, pois o excesso de concentração nesse meio tempo vai fazer com que haja o desgaste no período da tarde. Converse com o amigo de trabalho, faça algo que distraia. Durante a tarde mais uma nova alimentação leve que é para chegar na hora do lanche da tarde com pouca ânsia de comer.
Acabou seu período vespertino, faça um lanche agora reforçado, mas calma não parta pra cima do X-egges, calabresa, frango e tudo completão, ou o famoso X-Brocão rsrsrs porque assim né, ninguém aguenta rsrs. O mais importante, ao chegar em sua casa, fique calmo, não corra para o fogão como se fosse a última comida do planeta, relaxe, beba um copo com água, coma uma fruta e vá fazendo seu prato com calma. Terminou de jantar? Bom agora é descansar e fazer a leitura do sono separe o material que não exige tanto esforço, releia o que você já aprendeu isso ajuda a fixar, deixe as matérias difíceis e complicadas para o início do dia, que é quando a sua mente está relaxada e sem nem um problema aparente para se preocupar.
Com isso, espero poder ajudar e torço pelo sucesso de vocês. Assim que eu conseguir vencer a minha batalha de passar em mais um concurso, continuarei dando o maior apoio a todos.
Abraços do Concurseiro Saudável, Leandro Batista

terça-feira, 21 de abril de 2009

Detalhes de como concentrar...

O importante para concentração nos estudos no concurso publico escolhido é a atenção. aprender a se concentrar é uma coisa que todo mundo fala que é fácil fazer, mas muito difícil de por em prática. Quando estamos a estudar, uma série de acontecimentos acontecem,incrívelmente, como o celular tocando, a televisão passando uma matéria boa, sua mãe te chamando…
Desligue tudo. Concentre em estudar.
Enfim, haja paciência. Seu quarto é o melhor lugar, com a porta fechada então é um paraíso. Fazer várias atividades ao mesmo tempo também não ajuda, hora de estudar é hora para estudar. E também avisar a todos que você está estudando é fundamental.
E para concentração não ficar abalada, escreva em um papel os teus objetivos de vida, para quando o desânimo ameaçar a bater, você tem um lugar para ler com o fundo do coração e se animar novamente. A estrada é longa, e sempre se lembrar que você tem um foco a seguir é essencial.
É possível, sempre será, acredite nisso! (policialfederal.biz)

domingo, 19 de abril de 2009

Estudo comprova benefícios do esporte para a saúde do cérebro


"Pesquisa mostra que atividades físicas geram aumento de área responsável por estímulos nervosos"

O educador físico Wantuir Francisco Siqueira Jacini analisou, em humanos, os efeitos que os exercícios físicos podem causar no sistema nervoso central. Inédita no país, a pesquisa foi realizada no Laboratório de Neuroimagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Orientado pelo professor Li Li Min, do Departamento de Neurologia da FCM, o estudo revela os primeiros resultados sobre as alterações estruturais que ocorrem em uma das áreas mais complexas do corpo humano pela prática de atividade física.

Os testes apontaram que o planejamento motor, associado a exercícios físicos, pode ser benéfico para a saúde do cérebro, uma vez que melhora a plasticidade cerebral, que é a capacidade de reorganização de estruturas danificadas. Em geral, esses danos são causados por dor ou lesões – entre as quais, o AVC (acidente vascular cerebral). Este aspecto, de acordo com o estudo, justificaria a prática de esportes na reabilitação de pacientes portadores de doenças neurodegenerativas – Mal de Alzheimer ou Mal de Parkinson, para ficar em dois exemplos.

Estudos experimentais feitos em ratos já demonstravam aumento dessa plasticidade no sistema nervoso, mais especificamente o acréscimo do volume de substância cinzenta – fundamental por produzir ou receber estímulos nervosos. Em humanos, no entanto, até então poucos estudos tinham sido feitos, em razão da falta de mecanismos de avaliação não-invasivos.

Ao utilizar imagem de ressonância magnética especialmente desenvolvida para a mensuração, o educador físico não só conseguiu analisar as transformações ocorridas com a prática contínua de atividade física, como também desenvolveu uma metodologia para outros estudos que tenham como objetivo avaliar o volume de substância cinzenta nas regiões cerebrais.

Financiado pelo CNPq, o trabalho foi apresentado na íntegra em julho de 2006, em um dos encontros mundiais mais importantes sobre mapeamento cerebral, ocorrido na cidade italiana de Florença. Os resultados também constam da dissertação de mestrado de Jacini, apresentada em fevereiro na FCM. A pesquisa originou, ainda, outros dois artigos científicos que serão publicados em revistas internacionais.

Judocas e corredores – O objeto de estudo de Wantuir Jacini foram os judocas e corredores de longa distância. Já o grupo-controle era formado por indivíduos sedentários, cujos resultados dos exames foram comparados aos dos atletas de elite. No total foram 16 atletas entre judocas e corredores e 20 sedentários, todos com características similares, de peso, altura e idade. Jacini tomou o cuidado de realizar todas as comparações possíveis para obter os resultados sem margem de erro.

Os índices para mensurar o aumento da substância cinzenta no sistema nervoso central foram medidos por voxels, o equivalente a um cubo de um milímetro nos três eixos que compõem a região do sistema nervoso. No caso dos judocas em comparação com os sedentários, ocorreu aumento no volume de substância nas áreas motoras e associativas – esta última envolve visão e
memória. Algumas áreas vinculadas a planejamento e concentração também tiveram alterações.

No total, o aumento do volume de substância cinzenta em judocas foi de sete mil voxels. Jacini explica que para se ter uma idéia exata do que isso representaria, seria necessário um estudo funcional feito por especialistas, dessas alterações. Mesmo não sendo um especialista, o educador físico observa que as áreas afetadas pelo aumento da substância cinzenta são aquelas relacionadas à melhora da qualidade de vida. No caso do aumento nas áreas associativas, por exemplo, o fato consistiria uma pista para propor alternativas para reabilitação das doenças neurológicas.

Os resultados apontados na comparação entre os corredores de longa distância e sedentários foram a grande surpresa do trabalho desenvolvido na FCM. O estudo constatou, por exemplo, que nos corredores de longa distância, os índices de volume de substância cinzenta aumentaram e reduziram em proporções significativas. O aumento foi em média 41 mil voxels, enquanto a redução somou 34 mil voxels, o que representa ganho no volume de substância cinzenta. Na região temporal, ligada à memória, observou-se maior perda da substância, em torno de 10 mil. Em compensação, no cerebelo e na região frontal – áreas motoras –, o aumento foi substancial.

As comparações entre os dois grupos de atletas acusaram maior ganho entre os judocas nas regiões do cérebro, cerebelo e pariental. Neste sentido, o educador físico acredita que os estudos poderão avançar para especificar melhor as práticas de exercícios físicos voltados para doenças
que atinjam o sistema nervoso. Um exemplo seria atividade de judô para crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), uma vez que as áreas relacionadas à concentração estariam sendo estimuladas. (Jornal da Unicamp )
Não é de hoje que sabemos o quanto o esporte faz bem à saúde, no entanto agora já podemos direcionar determinada atividade física para um certo tipo de melhora em nosso organismo, como relata a reportagem. Praticar Judô com intuito de melhorar transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) nas crianças e também nos adultos, uma vez que os testes foram feitos com pessoas adultas. A nossa velha e boa caminhada ajudará na nossa área motora. Saúde, exercício e estudos. (Leandro Batista)

terça-feira, 14 de abril de 2009

COMO ESTUDAR E MEMORIZAR.


Os fatores básicos para vencer nos estudos são a força de vontade e a determinação. A força de vontade é mantida quando você sabe exatamente o que deseja fazer na vida, qual o curso a realizar, sua vocação e metas pessoais para o futuro. Quem não sabe o que quer acaba se frustrando e isto afeta a concentração e a assimilação na hora de estudar. Muitos alunos sentem preguiça ao estudar porque não identificaram a verdadeira vocação. Você já fez análise vocacional?
Busque o estado ideal para estudar. O nível ideal de concentração é obtido após um aquecimento inicial. Antes de estudar faça alongamento, meditação, yoga ou uma rápida caminhada a fim de ajudá-lo a criar disposição e sair do estado inercial.
Procure um lugar calmo, com boa ventilação e iluminação. Identifique as causas que não o deixam se concentrar: barulhos, pessoas, preocupações, conflitos. Controlando-as renderá mais. Evite o estresse porque ele é o maior inimigo da memória. Tenha um tempo de descanso e lazer. Reconheça seus limites.
Durma bem. No sono o cérebro "salva" o conhecimento novo. Para dormir bem deverá evitar: fumo, bebidas alcoólicas, cafeína, refeições pesadas antes de dormir, preocupações.Tenha uma boa alimentação.Elimine mitos: "Minha memória é fraca", "fulano é um gênio, por isto vai bem nos exames". Os campeões de notas nos vestibulares, concursos públicos e faculdades revelam que não são gênios pois estudam muito. Elimine vícios de leitura que consomem suas energias: estudar deitado, ler sentado com postura inadequada, ler sem objetivo definido, ler muito sem fazer pausas para descanso.
Planeje seu tempo de estudo. Crie uma estratégia. Estabeleça metas diárias, semanais e mensais. Faça um cronograma para cumprir até o dia da prova. Estude uma quantidade de matéria por dia. Concilie tempo de estudo x trabalho x lazer. Encontre sua melhor hora para render. Manhã? Tarde? Noite? Os melhores estudantes sabem o que, como, quando e quanto estudar. Estudar todo dia um pouco é melhor do que tudo num só dia.
Tenha todo o material de estudo organizado perto de você, assim evitará interrupções.Leia a matéria antes da aula para ficar inteirado do assunto. Isto facilita muito a assimilação porque motiva a prestar mais atenção durante a exposição do professor. Conhecendo técnicas de Leitura Dinâmica poderá fazer a pré-leitura minutos antes da aula. Ler antes da aula gera dúvidas que ajudam a manter a concentração para tentar elucida-las.
Faça uma pré-leitura do texto antes de aprofundar o estudo. Não grife nada nesta fase inicial porque ela serve apenas para ter uma visão geral do assunto. Procure sempre a essência do texto fazendo perguntas: sobre o quê é o assunto? Qual sua importância ou aplicação? Como é ou funciona? Quem disse? Quando e onde aconteceu? De que forma a informação se relaciona com as demais? Quais as semelhanças e diferenças? Que conclusões tirar? O que é importante e o que é secundário? Faça possíveis perguntas que podem ser feitas nas provas.
Sublinhe os tópicos mais importantes para facilitar a criação de resumos, esquemas e as revisões. Sublinhar gera concentração. Leia e releia em voz alta tentando explicar o assunto, como se estivesse dando uma aula para si próprio ou para alguém. Faça isto várias vezes se o assunto for difícil. Faça perguntas e tente responde-las a fim de verificar se realmente aprendeu o assunto.
Nas matérias Exatas pratique bastante os exercícios.No outro dia procure lembrar do que estudou. Se não lembrar, estude de novo. Faça revisões regulares. Recapitule o que foi dado em sala de aula no máximo 24 horas depois. Sem revisão não há memorização duradoura.Faça intervalos de 10 a 15 minutos a cada 50 ou 60 minutos de estudo para evitar a fadiga e a falta de concentração. Recompense o final da jornada de estudo ( manhã, tarde ou noite toda ) escutando música, namorando, conversando com amigos.
Varie a matéria para manter a concentração.Torne o estudo um processo ativo: busque relações, veja implicações, encontre sentido, detecte lógica, compare, filtre, julgue, selecione, classifique, ordene, faça resumos ou esquemas, envolva-se, crie desafios, supere limites, interaja com o conhecimento, converse com o autor, imagine, invente, recrie, enxergue vantagens, experimente, teste, escreva, ensine o que aprendeu, solucione problemas com o novo conhecimento, questione, critique e opine.
Tenha o máximo de atenção nas aulas para economizar tempo de estudo em casa. Como ficar ativo em sala? Anote os pontos principais na forma de palavras-chave enquanto o professor fala. Ao final da aula tente lembra delas. O ato de anotar mantém a concentração. Não escreva o tempo todo, apenas anote o essencial. Conheça técnicas de memorização especiais como Mapa Mental, Encadeamento, Viagem Mental e Iconização. Com elas vai economizar muita energia na hora de estudar.
Assim como os atletas conhecem técnicas para render mais, os campeões nos estudos também conhecem técnicas de estudo.Faça seu plano de estudo combinando estratégias, técnicas, artifícios e ritmos adequados ao seu estilo de vida. (cérebro & Comunicação )

domingo, 12 de abril de 2009

Fazer intervalos e pausas durante os estudos é realmente importante?


Estudar sem parar causa cansaço e perda de concentração, diminuindo o rendimento. Assim, depois de um certo período de estudos é importante fazer pequenas pausas. Pesquisas indicam que a partir de 50 minutos de estudos a produtividade começa a cair, sendo necessária uma pausa de 10 a 20 minutos antes de continuar.
Use esses intervalos para descansar, comer alguma coisa, fazer exercícios de relaxamento e alongamento, dar uma volta pela casa, ir ao banheiro, conversar, resolver questões particulares pendentes... Enfim, use esse tempo para fazer tudo aquilo que precisar. Sabendo que possui esse “tempo livre”, você fica mais tranqüilo para evitar sair da mesa a toda hora, evitando interrupções desnecessárias.
Além disso, fazendo esses intervalos você recarrega as baterias e fica pronto para uma nova sessão de estudos, com a cabeça descansada e aberta para receber mais informação. Mas atenção: de pouco adianta só parar de estudar e não fazer nada. Procure, pelo menos, sair do ambiente de estudo e dar uma volta, uma esticada. Do contrário, o intervalo não fará o efeito desejado. (JurisWay).
Experiência própria: Eu uso meus intervalos para dar uma arrumada na casa rsrs assim não só deixo de cumprir com meus estudos como também com os afazeres domésticos, claro. Por exemplo, depois de uns 50 min estudando faço uma paradinha e vou arrumar um quarto, depois volto a estudar e assim vai até adiantar bem as arrumações e concluir os estudos do dia. (Leandro Batista)

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Uma ótima dica para nos manter bem saudáveis no dia a dia.


Propriedades da maçã

Propriedades da maçã Diz-se que há mais de 4000 variedades entre as comestíveis e as de uso industrial. A sua composição química é: 85% de água, 0,5% de proteínas, 14% de hidratos de carbono e a sua grande capacidade mineralizadora deve-se à grande abundância de sódio, potássio, magnésio e fósforo. Contêm vitaminas A, B1, B2, B6 e C. As maçãs vermelhas possuem maior teor de vitaminas e minerais, quando comparadas com as verdes.O "fruto proibido" é uma boa fonte de vitamina C, o que significa que reforça o sistema imunológico, ajuda a cicatrização, combate o envelhecimento, entre outros benefícios. A pectina é uma fibra solúvel que combate o colesterol. Há estudos que demonstram que duas maçãs por dia ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue até 10%. Por outro lado, a pectina ajuda o organismo a eliminar metais nocivos, como o chumbo e o mercúrio. A maçã também limpa os dentes, fortalece as gengivas e os seus ácidos ajudam a fazer a digestão de alimentos gordos. No tempo dos Romanos era usada para tratar sintomas de palpitações e melancolia.Tem propriedades altamente terapêuticas e nutritivas, é um dos tesouros da alimentação racional. É um fruto depurativo e desintoxicante e é especialmente indicado para a diabetes, obesidade, acidez, diarreias, convalescências e favorece as secreções do aparelho digestivo, pelo que são muito recomendadas para as inflamações desse aparelho, como também do respiratório, dos rins e do fígado. Este pomo equilibra o ácido de úrico, impedindo a formação de cálculos.Estudos clínicos recentes afirmam que o consumo de maçãs é fundamental para uma alimentação saudável pois contêm uma grande quantidade de flavonóides, que são conhecidos pelas suas fortes capacidades antioxidantes e que atuam eliminando os efeitos do mau colesterol. Daí o seu consumo ser benéfico para a saúde do coração. Além disso, as maçãs ajudam a as células do organismo a manterem-se jovens, diminuem o risco de contrair diversas formas de cancro e melhoram a função digestiva e respiratória. Em resumo, proporcionam um conjunto de nutrientes fundamentais ao equilíbrio do nosso organismo e dão energia ao corpo e à mente.Além disso, as maçãs são a "comida rápida" ideal para o dia-a-dia, levam-se para todo o lado, são saborosas e contêm açúcares naturais que rapidamente fornecem energia ao organismo nas horas de maior fadiga.
Como diz o ditado popular "Uma maçã por dia mantém o médico longe de nós". ( centrovegetariano.org )
***Como lavar os alimentos: Adicione água sanitária (observe o uso expecífico para desinfecção de alimentos) na proporção de 1 L d'água para 1 colher (sopa) de produto. Deixe mergulhados os alimentos por 10 min. Enxágue em água corrente e deixe mais 10 min em solução de água e vinagre, para tirar qualquer vestígio da sanitaria.
Essa é uma das dicas mais fáceis de seguir, pois a mação cabe na bolsa na mochila e até mesmo na mão, mas não esqueçam de lavar muito bem com água e sabão. Vamos manter nossa saúde impecável para passarmos nessas provas que tanto "sugam" o nosso desempenho, temos que estar sempre fortes e bem dispostos.
Ah e pelo menos aqueles 45 minutos de caminhada ou bicicleta todos os dias... Isso é fundamental, exercícios e alimentação saudável. (Leandro Batista )

terça-feira, 7 de abril de 2009

Qual o melhor lugar para estudar

Em princípio esse assunto pode parecer bobo, mas dependendo de alguns aspectos do ambiente o nosso rendimento e concentração podem ser afetados, prejudicando sobremaneira o aprendizado.
O primeiro local e com certeza o que nos deixa mais confortável é a nossa casa. Para aqueles que possuem um local designado aos estudos em casa, parte dos problemas já estão resolvidos. Mas, temos que avaliar se esse é realmente o melhor local.
Bom, o interessante é que o local tenha: Uma mesa ampla - o interessante é que a altura da mesa seja compatível com a cadeira e que seja ampla para que você possa ter os livros a mão, nada de ficar levantando toda hora para buscar um ou outro livro, tenha em mente o que você vai estudar e pegue todo o material necessário, principalmente canetas, folhas ou cadernos para anotações. Por exemplo, se vai estudar direito previdenciário, pegue um bom livro texto, a constituição atualizada, a lei 8212/8213, o decreto 3048 e muitas folhas para fazer as anotações. Mesmo que você não vá estudar as leis naquele momento pode surgir alguma dúvida onde seja necessária consulta.
Boa iluminação - mesmo que a luz do ambiente seja forte, na maioria dos casos é conveniente comprar uma luminária, já que os cômodos normalmente possuem apenas uma lâmpada no meio e o seu corpo acaba por diminuir a iluminação sobre o livro. Quanto a questão de lâmpadas fluorescentes ou incandescentes já ouvi de tudo, portanto fique com a que você achar mais adequada para o ambiente.
Uma cadeira confortável e que deixe a sua coluna em posição adequada – imagine como as suas costas irão agradecer. Quando estamos estudando normalmente podemos chegar a ficar 4 a 6 horas sentados, é claro que dando uma levantadinha para esticar, mas mesmo assim, é muito tempo com a “poupança” na cadeira, portanto quanto mais confortável a cadeira, menos as nossas costas e poupança reclamarão.
Nada de ficar com televisão ligada, ou o rádio, já que por mais que se diga que “eu sempre estudei com a televisão ligada, ou ouvindo música”, a concentração nunca é a mesma. Falo isso, porque em casa costumamos estudar com a televisão ligada, aliás, estou escrevendo este artigo enquanto vejo o programa do Jô, mas no caso do estudo para concurso, a sua concentração deve ser total, e se a sua mente ouvi, mesmo que sem querer um assunto na TV, rádio, ou mesmo uma música, que desperte mais a atenção do seu cérebro do que o que você está estudando, o seu aprendizado não será o mesmo, pode ter certeza.
O ideal é que haja silêncio absoluto, até mesmo se os seus filhos, esposa ou familiares estiverem em outro cômodo com televisão, vídeo game, ou mesmo discutindo o porquê das crianças não quererem comer, você terá que avaliar se realmente a sua casa é o melhor local. Às vezes é melhor sair, perder 15 min. de estudo para ir a uma biblioteca, do que ficar em casa, tendo que ouvir, um ou outro brigando, reclamando etc. É claro, que você pode pedir cooperação para que não haja muita bagunça (aliás, depois vamos conversar melhor sobre isso), mas lembre-se que é você quem está estudando, os seus filhos e familiares, não podem ser polidos de todas as suas vontades.
No meu caso, os meus primeiros 6 meses de estudo, foram em casa, tudo calmo, em uma mesa legal, com um edredom nas costas (pois morria de frio quando cheguei em Brasília), mas, logo descobri que teria que acostumar a estudar ouvindo Rock paulera. Mas, não foi por minha vontade, possuía um vizinho que não apenas gostava de ouvir, mas queria que todo o prédio também ouvisse. Como não possuía carro, e nunca gostei de estudar em biblioteca, resolvi me abster do barulho e estudar assim mesmo. Cara que sufoco! Com certeza no início perdi muito tempo de estudo, pois a concentração era mínima, mas, acabei me acostumando, portanto acho que vale a pena tentar. Mas, cuidado, é muito difícil se abster totalmente do barulho, e se você não conseguir o mais aconselhável é procurar um outro local.
Se você costuma beber água e comer durante os estudos, coloque uma garrafinha na sua frente e os prováveis lanchinhos, nada de ficar levantando toda hora.
Procure nunca estudar deitado, mesmo que você tenha costume de ler deitado no sofá, ou mesmo na cama, estes normalmente não são os melhores locais para desenvolver os seus estudos, até porque você não terá apoio para fazer suas anotações (importantíssimas). Além disso, é inevitável dar aquela preguiça. Se estiver cansado de ficar sentado, experimente estudar dando umas voltinhas pelo quarto, aliás, uma boa idéia é fingir que está dando aula para uma turma (é uma boa forma de fixar a matéria e espantar o sono). Mas, se o cansaço for inevitável, vá deitar, ou dar uma caminhada, faça algo que lhe dê prazer e sirva para despertá-lo.
Uma boa idéia e que elimina o problema do barulho geral e estudar de madrugada. Não que você vá virar vampiro e trocar a noite pelo dia, mas às vezes é melhor dormir mais cedo e acordar de madrugada (tipo 3 ou 4 horas) para iniciar os estudos. Outra boa opção, é chegar em casa, dar uma descansada (até mesmo dormir) e acordar na madrugada para estudar). De início você vai achar isso impossível, sentirá sono, mas tudo é uma questão de costume. Quando iniciei os meus estudos para concurso, só conseguia ir até as 23:00, depois disso uma chavezinha desligava na minha cabeça e o aprendizado era zero. Com o tempo percebi que isso é uma questão de costume.
Hoje não por uma questão de vontade, mas até por necessidade, costumo estudar, ou fazer trabalhos durante a madrugada, já que é o único tempo que tenho disponível. É claro, que nem todos os dias tenho a mesma disposição, mas dormir a 1 ou duas da madrugada, virou festa. A única preocupação que você deve ter é de dormir o mínimo possível para poder descansar de verdade. Existem pessoas que necessitam de 8 horas de sono, outras de seis, algumas de três, mas cuidado para não estressar, pois estar com a mente descansada é fundamental para a consolidação do aprendizado.
Mas, não é porque o local Ideal é aquele silencioso que você não possa se acostumar a estudar em outros locais. Por exemplo, se sobrar um tempinho na hora do almoço, sente na sua mesa de trabalho e aproveite os minutinhos para dar uma revisada em alguma matéria, fazer uns exercícios Com o tempo, você aprenderá a esquecer tudo em volta (mesmo os colegas que ficam tentando chamar a sua atenção com alguma piadinha) e os seus 15 minutos serão altamente proveitosos. O mesmo vale para o metrô, ônibus, esteira ou bicicleta na academia e sempre que sobrar um tempinho durante o expediente. ( Vem Concursos )

Dicas: Tenha sempre por perto de seu local de estudos uma garrafinha de água seu lanche e os livros que irá precisar para estudar a devida matéria, não esqueça de papel, borracha e lapis na mão. Bons estudos!!! (Leandro Batista)

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Estudar com Eficiência

Para quem acha difícil estudar com qualidade, é importante saber que existem diversas formas para tornar seu estudo mais eficiente.

Planejamento
É importante sempre planejar seu estudo para que você nunca fique sobrecarregado. No estudo, a qualidade é muito mais importante que a quantidade. Por isso, estudar muitas matérias no mesmo dia ou na mesma hora pode confundir e diminuir o aproveitamento. Dividir o estudo das matérias — uma para cada dia da semana, por exemplo — é sempre uma boa estratégia.

Estudar com Técnicas Adequadas
Para que o estudo seja de qualidade, existem técnicas específicas de estudo que podem ser utilizadas.

Mapas Mentais
Mapas mentais são diagramas hierárquicos (em forma de árvore) que contêm as informações essenciais sobre um tema, de forma organizada e sintética. Eles têm a função de ajudar na compreensão e solução de problemas de memorização e aprendizado. É um auxílio para organização de idéias.

Resumos
O resumo é uma forma de ler, entender e sintetizar o que foi lido. Por isso, é importante ler e compreender o assunto. Quando se trata de resumir informações, não bastam sublinhas no livro ou apostila; deve-se sempre passar as notas para o caderno de estudos. Transcrever as partes mais importantes faz com que o conteúdo se fixe na memória do aluno.
O aluno tem de se acostumar à síntese: aprender a “apagar” mentalmente palavras e trechos menos importantes e anotar somente palavras e conceitos fundamentais.

Leitura Ativa
A leitura ativa é uma leitura na qual o indivíduo procura envolver-se com a matéria em uma espécie de diálogo com o autor do livro ou apostila, discutindo fatos e idéias, verificando tabelas, gráficos e figuras — de modo a obter a certeza de que está compreendendo aquilo que está sendo transmitido. A leitura ativa é o tipo mais eficiente de leitura, e exige interesse e motivação.

Criação de Perguntas
Perguntas são imprescindíveis no processo de estudo. A elaboração de perguntas consiste na tentativa do leitor em transformar parágrafos e capítulos em perguntas específicas e, paralelamente, tentar obter as respostas. São perguntas que, por um processo intuitivo, o estudante imagina que o professor provavelmente faria em relação àquele tópico ou assunto. Uma vez definidas, essas perguntas podem ser utilizadas também posteriormente em sala de aula para sanar dúvidas pendentes. Dessa forma, participa-se e envolve-se mais ativamente com o conteúdo a ser assimilado.

Revisão dos Pontos Principais
Se você realmente está determinado a alcançar seu objetivo de aprendizado e ter um estudo eficiente, não pode negligenciar boas revisões periódicas. Dedique-se a revisar o que aprendeu, relendo e reforçando o processo de memorização e, assim aumentando sua confiança em relação ao alcance do objetivo almejado.

Concentração
Antes de iniciar os estudos, é preciso em primeiro lugar limpar a mente para poder concentrar-se no que se deseja fazer. Além disso, ficar em uma posição confortável, relaxar os músculos, fechar brevemente os olhos e respirar profundamente também ajudam na concentração.
Faça uma coisa de cada vez. A preocupação com várias tarefas simultâneas divide a atenção, gera erros e atrapalhações, ocasionando perda de tempo e deficiência no aprendizado — que podem ser decisivas na hora das provas.
Estudo Constante
Organize-se para um estudo diário. Não estude somente em vésperas de provas. Distribuir o seu estudo ao longo do tempo é a melhor estratégia para não sobrecarregar-se.

Saúde
Se a saúde não estiver em dia você dificilmente terá energia suficiente para estudar de forma eficiente. Procure então estar sempre em harmonia com sua saúde. Para isso, é imprescindível adquirir hábitos alimentares saudáveis, assim como praticar exercícios físicos regularmente.

Ambiente Adequado
O local de estudo deve ser limpo, quieto, bem iluminado, arejado e confortável: deve ser um local em que você se sinta bem. A cadeira e a mesa devem ser adequadas ao seu peso e tamanho.
Limpe sua mesa e deixe sobre ela somente o material indispensável para a realização da tarefa imediata. O excesso de cadernos provoca distração e desânimo, além de dificultar a localização daquilo que é necessário para a conclusão da atividade de estudo.
Escolha um lugar para guardar os materiais que serão utilizados em seus estudos, mantendo tudo sempre organizado. Use-os na medida da necessidade e em seguida recoloque-os no lugar devido.

Motivação
A primeira atitude para que um estudante seja bem sucedido é a motivação. Uma pessoa motivada é mais feliz e produtiva. Motivação é a disposição para agir, podendo ser entendida simplesmente como motivos para agir.

Pequenos Intervalos
Planeje seu horário priorizando as disciplinas nas quais esteja mais fraco. Estabeleça um tempo determinado (máximo 1 hora, por exemplo) para cada matéria. Entre uma matéria e outra, é indispensável fazer um intervalo. Aproveite para descansar a mente, tomar água ou alimentar-se.

Cuidado para não estudar muitas horas por dia: depois de um determinado tempo de estudo, seu cérebro já não consegue mais assimilar as matérias com eficiência. O ideal, em muitos casos, é um estudo diário de 4 horas (não se esqueça dos intervalos). O lazer e o convívio com as pessoas que ama são também fundamentais para um bom rendimento. (Simplus)

domingo, 5 de abril de 2009

Alimentação ajuda desempenho de estudantes nas provas




O período de avaliações é uma fase muito estressante para os alunos. É uma época em que se sofre grande cobrança para se alcançar aprovação, seja na escola, universidade ou no vestibular.Durante longos períodos de estudo existe a necessidade de uma alimentação adequada, objetivando melhor qualidade de vida durante os períodos de estresse, que são comuns nas semanas de avaliações e de vestibular. Nesses momentos, o aporte nutricional é fundamental para melhor desempenho do estudante. Como “saco vazio não pára em pé”, sem nutrientes nada funciona em nosso organismo, principalmente a “cabeça”. Quando não ingerimos nutrientes adequados, o nosso “centro da fome”, localizado no sistema nervoso central, continuará ligado buscando saciar essas carências.Confira aqui as sugestões dos nutricionistas sobre o que o estudante deve consumir e o que evitar:
ConsumirPara o melhor desempenho do sistema nervoso, o ideal é consumir carboidratos com baixo teor de gorduras, como batata assada, massas, cereais integrais e pães, legumes, verduras e frutas.
Uma fruta bem indicada é a maçã: rica em nutrientes que contribuem para um bom desempenho cerebral, possui substâncias antioxidantes além de pouquíssimas calorias. Contém ainda vitaminas A, B1, B2 e C; e é rica em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. É um alimento de fácil digestão e, sempre que possível, deve ser consumida com a casca (bem higienizada) devido ao seu conteúdo em fibras (1 maçã de 100 gramas tem 64 calorias). Beba muita água, em média oito copos por dia, pois ela ajuda na digestão, no funcionamento dos rins e dos intestinos, e regula a temperatura do corpo, além de repor a perda de líquidos aumentada com o calor e com o estresse. Com isso, a disposição geral melhora.
O leite e os sucos naturais de frutas, além de serem boas fontes de água, fornecem vitaminas e minerais essenciais ao organismo. Todavia, esta dica vale para aqueles que não apresentam nenhuma alteração em sua função renal.
Consuma alimentos fonte de vitamina C (como as frutas cítricas – laranja, acerola, suco de limão, abacaxi e morangos), pois são importantes para a manutenção do sistema imunológico, evitando assim o aparecimento de doenças inesperadas.O café da manhã deve ser composto por pelo menos um alimento de cada grupo alimentar: energéticos (pães ou cereais integrais), construtores (leite, queijo ou iogurte) e reguladores (frutas). Ao longo do dia faça pelo menos cinco refeições (comer de 3 em 3 horas, intercalando as refeições principais com frutas ou lanches leves). Ao manter um espaço curto entre as refeições você evitará a hipoglicemia (queda na taxa de glicose) que pode causar tontura, suor frio e raciocínio lento.




Evite longos períodos de jejum. EvitarPara o seu maior conforto e segurança, evite consumir alimentos que fermentem como repolho, couve-flor e feijão em excesso, pois podem provocar flatulências (gases) e desconforto intestinal, além de cólicas que o deixarão em situação desconfortável. Evite o consumo de alimentos estimulantes como coca-cola, café, chocolate, chá preto e guaraná em pó, pois não contribuem para o melhor funcionamento do cérebro e podem na verdade, aumentar o nervosismo e a falta de concentração. Evite também consumir alimentos muito gordurosos, pois demoram mais tempo para serem digeridos e podem dar sono, além de mal-estar.O sono também é fundamental e nos alimentos também encontramos substâncias que reduzem a ansiedade e melhoram sua noite de sono, Para reduzir a ansiedade, consuma alguns alimentos considerados calmantes e relaxantes como suco de maracujá, chás de camomila e erva doce. O mito do chocolateMuitas pessoas acreditam que o chocolate traz a sensação de bem-estar, quando na verdade, o chocolate alivia momentaneamente a sensação de nervosismo. Este mito é mantido devido à presença de triptofano no chocolate, um aminoácido essencial, que no organismo é a base fundamental para formação de serotonina. A serotonina é um neurotransmissor do sistema nervoso central responsável pelas sensações de bem-estar, regulação do sono e diminuição de respostas depressivas.Contudo, uma barra de chocolate não possui apenas triptofano, mas é rico em açúcar e lipídeos o que contribui para um aumento calórico em nossa dieta. Prefira outros alimentos ricos em triptofano em substituição ao chocolate, principalmente no café da manhã. Esses alimentos são leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes e banana e nas refeições, principalmente no almoço, uma ingesta adequada (sem exageros) de arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. (FMU)



Mantermos uma dieta não é muito fácil, mas para passarmos nessas provas temos que mudar os péssimos habitos alimentares. O interessante é que você pode acabar gostando e levando esse rítimo saudável para os futuros dias já em seu trabalho como concursado.


Obs.: Se você estiver muito nervoso na hora da prova apele para o chocolate que ele tranquiliza imediatamente, na reportagem ela não indica o consumo diário, mas em casos de perigo o recurso mais próximo é aquela barrinha de chocolate (amargo que possui maior quantidade de triptofano) no bolso. (Leandro Batista)